quarta-feira, 28 de junho de 2006

A cobra Maria

Foi um dia de longas conversas e estudos... As cobras não são bem vistas na maioria das histórias, tem aquela, conhecidíssima, da que deu a maçã para Eva... Tem outras que mamam o leite nos seios das mães, e colocam a ponta do rabo na boca da criança, tem o Boitatá, comedor de olhos... cobra luminosa. E tantas outras. Difícil achar uma cobra legal, além da Silvia do Castelo Ra-Tim-Bum, é claro. Mas achamos! Norato, uma cobra macho (cobrão) que virava moço bonito e brilhante nas noites de festas, melhor até que o boto, pois, segundo consta, não engravidava mulheres. O que ele queria mesmo era fazer amizades e virar gente definitivamente, o que acabou conseguindo. "Uma pena", disse Maria. Pois é, minha cobra quis se chamar Maria. Não teve forma de persuasão suficiente, nem com a lenda da Cobra Norato, tão bem contata por Cascudo, onde descobrimos que a irmã gemea de Norato, chamava-se Maria Caninana e era má, muito má... Maria argumentou que toda cobra tem mesmo que ser temida, já que são muito poderosas (!), e que ter o nome da mãe do Menino dá à sua figura a contradição necessária da personalidade forte que desde já se instaura. Mas que fique claro e desde já declarado: Está Maria é cobra, não é santa, mas também não é a Caninana. Maria-cobra, cobra-Maria, a contadora de histórias que mora em mim, e é também, única!
(E olha que eu nem contei pra ela que Maria é também o nome que eu costumo usar quando recebo cantadas baratas, do tipo: "Qual o seu nome, princesa?", respondo logo: " - Maria." Bem seca, pra não esticar o assunto. Imagine se eu dissesse meu nome mesmo. Um porre aguentar. - Valeu?!)

Leia a lenda da
Cobra Norato
por Câmara Cascudo:
Memória Viva de Câmara Cascudo

Vale a pena!



2 comentários:

Anônimo disse...

Auira... uma índia nórdica !
No meu estereotipado imaginário, antes de te conhecer, você era morena dos cabelos negros, longos...olhos de jabuticaba, talvez com uma peninhas coloridas no pescoço. Não entrei em detalhes, pois você sabe... sonho é meio esfumaçado.
Mas, eis que encontro aqui no blog, a alma com essas características e com muito mais !
Um cocar, um martelo de Thor, as maçãs de Eva, a bicicleta do E.T....
Adorei olhar o mundo por estas suas janelas!
Quero voltar de vez em quando, tirar os espinhos dos olhos, e espiar o universo do seu olhar.
Agradeço muito ! Você me fez feliz !

Marilia

Auira Ariak disse...

Que bom, Marília! Esse é o objetivo, multiplicar a felicidade. E olha, a recíproca é verdadeira! Um abraço bem colorido!