quinta-feira, 22 de junho de 2006

A aranha e o equilibrista.

(Também) confesso que hoje - na verdade desde ontem, estou mais para ler do que para escrever... Por isso, transcrevo:

"Confesso que ando um pouco perdido. Inicio por onde inicio - onde mesmo? e sinto o pulso falhar, a teia se desfazer, dado ou detalhe de certa gravidade, pois a aranha vive do que tece, conforme dizia e anunciava Mestre Pastinha aos noventa anos, e eu sempre respeitei os mais velhos e cheios de casos, viveres e aconteceres - e assim vou tecendo, aos trancos e barrancos e arrancos, esta teia que mal começa e que talvez comece mal, sem desenho de bordado que a oriente e a a limite - às vezes me confesso um pouco perdido.
Chega-se a um ponto em que a gente se pergunta: Para onde estou indo? E como ir para este lugar que não sei qual seja? Sobretudo, por que ir? Não poderia ficar parado? Não tecer teia alguma? A aranha, ao construí-la, é engenheira, operária, deliberada e, depois da tarefa cumprida, trapezista, passageira. (...).
Ao mesmo tempo, me perco no espaço contido - e perdido, perdido e meio, ah, mas não, não haverá de ser sempre assim: saberei o caminho, encontrarei alguém que me encaminhe, que me diga vá por aqui, esqueça esse atalho falso e siga em frente, dobre à esquerda ou à direita - que me segure pelos ombros e me balance para voltar a mim mesmo pois é melhor elaborar respostas do que fazer perguntas."

- Do livro O Equilibrista do Arame Farpado, de Flávio Moreira da Costa. Ed. Record.


Nenhum comentário: