segunda-feira, 17 de julho de 2006

Ora bolas



Já faz tempo que me pergunto pra que afinal servem aquelas bolas de basquete presas nos fios. O que e quem determina a altura, o tipo de localização, a quantidade, o espaço entre elas?
Claro que só quando as vejo é que lembro de que tenho que descobrir pra que servem. Hoje, vindo pro trabalho, novamente as bolas, novamente a dúvida. Então, resolvi que iria deixar públicas, aqui no blog, minhas indagações a esse respeito, quem sabe alguém possa me ajudar a desvendar esse mistério que sempre me persegue. Bom, claro que já tive algumas respostas de "pessoas que sabem de tudo um pouco", mas ainda não encontrei resposta convencedora daqueles que tentaram me explicar, de modo muito pouco técnico, dizendo que são para sinalização dos helicópteros e aviões, ou que são para marcar a proximidade da central... Ora bolas, isso não faz sentido pra mim, pois observo que elas nunca se encontram em localizações iguais e que façam algum sentido aparentemente lógico para sua existencia. Ora estão sobre as estradas, ora totalmente distantes, ora no fio mais alto, ora no meio, ora mais embaixo. Acho que, se essas forem realmente respostas estão incompletas, faltaria um complemento aí, ou melhor, faltam argumentos. Até porque, já reparei que existem enormes extensões de fios sem nenhuma bolinha, e, em outras, muitas bolas concentradas, uma ao lado da outra. Também tem umas sobre a cidade, outras só em locais espaçosos e desertos. Essas da foto, apesar de não parecer - a curva da estrada deu essa ilusão - não estão sobre a estrada e sim bem em frente a um presídio de Tremembé. Que relação, ora meu Deus, elas poderiam ter com o presídio, com os celulares, com os helicópteros, com os raios, com a cidade, com as estradas? Seriam para isolar de alguma forma a descarga elétrica?














Ou é simplesmente uma superstição infundada de algum técnico de eletricidade fanático por basquete. Sei lá, nessa altura qualquer coisa te que ser pensada.
Talvez
até seja obra de algum artista plástico, afinal elas tem um aspecto bem interessante e provocador: bolas, suspensas, flutuando... como pequenos satélites em volta da terra, obedecendo uma rota determinada pelos fios de eletricidade (nisso é que estou mais acreditando no momento ).
Se alguém souber, intuir ou achar alguma coisa, por favor: - diga, me esclareça, ou melhor, sobeje!


2 comentários:

Anônimo disse...

Hehehe
Agora eu também fiquei com essa dúvida, vou ficar ligado, se souber alguma coisa te falo.

Anônimo disse...

Oiê!
Ora bolas, essas bolas servem pra...
olha, eu juro que sabia, mas já esqueci.