quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ensaio para Sair da Sombra

Encontrar um ponto onde se apoiar dentro de si mesmo talvez seja tarefa para uma vida,
mas pensando melhor, esse ponto talvez não exista desde sempre (pelo menos não em todas as pessoas) e seja algo que não devemos procurar e sim construir; O que também deve ser tarefa para toda uma vida, mas, vá lá, um ponto, um pontinho, firme, sólido, feliz... Não é algo assim tão grande, talvez não precise de uma vida inteira, talvez somente alguns momentos relevantes de vida, um bom tanto de coragem, outro de persistencia e muita teimosia ativa, considerando que também existe a teimosia passiva que é aquela que insiste em nos deixar acomodados e totalmente à deriva. Já a ativa nos deixa em estado de alerta para agarrar com vontade todo material que "por acaso" passe por nós e que possa servir para a construção do nosso ponto base.
Isto tudo para dizer: -Estou aqui, em estado de teimosia ativa; Cansei de ficar anestesiada como que vendo a vida passar na tela da TV, é hora de ir para o palco, mesmo que a peça seja um fiasco a gente só vai saber se jogando com cara, corpo, coragem, alma e fé.
PS: Percebi agora como tudo isto está em consonância com o ano do Tigre, que começou dia 14 de fevereiro de 2010 e é um momento que será marcado por ações rápidas e certeiras, que trarão mudanças representativas (boas e ruins). Enfim, é bom estar alerta, como um tigre - que também é meu signo no horóscopo chinês. Voilà!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Minha sombra

“As sombras são preciosos instrumentos de conhecimento.
Em vez de esconder, revelam.”
(Roberto Casati, pesquisador italiano)



Cá estou sob novas luzes
não sei se muito feliz
mas sei que não triste
Um silêncio me rodeia
tal qual aura onde se pode prever
uma mudança de cor

Até lá, espero
Na sombra de mim mesma.

(Sombra capturada na exposição "sombras e luz", no SESC Pompéia, em dezembro de 2009.).